A atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e deve ser praticada em todas as fases da vida e em diversos momentos. Além de apresentar inúmeros benefícios para a proteção e prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), a prática também tem influência positiva nos aspectos psicológicos e sociais. Isso porque muitas atividades coletivas incentivam a socialização, sendo esse um elemento importante para todos , principalmente para crianças e adolescentes, como parte da formação, assim como é um poderoso estímulo para pessoas idosas.
Diante disso, o Ministério da Saúde lançou recentemente o primeiro Guia de Atividade Física para a População Brasileira. A publicação incentiva ainda mais a prática regular e, principalmente, mostra que manter uma vida ativa pode ser mais simples que parece.
Dividido em oito capítulos, o Guia aborda a prática de atividade física em diversos contextos, grupos e ciclos de vida, além de trazer recomendações sobre a quantidade, a intensidade e exemplos de atividades aeróbias, de força e de equilíbrio, além de indicações para um estilo de vida ativo.
No documento são apresentadas informações e recomendações específicas para crianças de até 5 anos, crianças e jovens de 5 a 17 anos, adultos e idosos, gestantes e mulheres no pós-parto, pessoas com deficiência e para a educação física escolar.